Como economizar energia mesmo usando ar condicionado?

O senso comum é de que ar condicionado é sinônimo não só de climatização e conforto nos dias de calor, mas de contas de energia elétrica altas.

Entretanto, esse pensamento está mais que errado nos dias de hoje tendo em vista as diversas melhorias nos sistemas dos aparelhos e também o acesso a informações que auxiliam no bom aproveitamento do ar condicionado e na economia.

O primeiro passo é prestar atenção no tipo e potência necessária para climatizar um determinado ambiente, pois isso fará com que o aparelho não gaste mais refrigerando em temperaturas mais baixas.

Em seguida, conferir se o selo Procel e a categoria de gasto de energia do aparelho está indicado como A. Essa informação diz que o ar condicionado é econômico.

Após esses primeiros passos, seguem algumas ações que farão diferença no valor da conta de energia depois de instalado:

  • Programe seu aparelho de ar condicionado quando for dormir para a função ‘sleep’, se ele tiver. Ele diminui e controla a temperatura de acordo com o corpo, economizando o consumo de energia;
  • Programe o aparelho para desligar quando estiver dormindo pela função ‘timer’. Assim como a função ‘sleep’, esse tipo de programação diminuiu o uso de energia elétrica;
  • Sempre feche as janelas e portas quando o ar condicionado estiver ligado. Quanto menor a troca de temperatura do ambiente externo, menos será exigido do aparelho;
  • Não coloque em temperaturas excessivamente frias, o ideal indicado pela ANVISA – Agência nacional de Vigilância Sanitária é colocar entre 23 e 26 graus. Se colocar abaixo disso, o aparelho vai gastar o dobro do que na temperatura de 23 graus e poderá propiciar um choque térmico para o usuário;
  • Realize a manutenção do aparelho periodicamente, como limpeza do filtro e checagem das peças;

Essas dicas ajudarão a manter a qualidade da climatização do ar condicionado, diminuirá os problemas com possíveis reparos de emergência além de garantir a economia nas contas de luz.

Usando bem não há sustos nas contas de energia e o aparelho de ar condicionado terá uma vida útil longa.

O texto acima "Como economizar energia mesmo usando ar condicionado?" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.