Como montar um sistema de climatização

Antes de instalar um aparelho de ar condicionado ou um sistema completo é necessário analisar os ambientes que deverão ser climatizados, o número de usuários e equipamentos ligados para tomar as devidas providências que incluem o número de aparelhos de ar condicionados a serem comprados, suas potências e todos os acessórios relacionados.

No caso de um estabelecimento, como fazer a refrigeração?

O primeiro passo é calcular a potência do aparelho de ar condicionado que será utilizado no sistema e com isso saber se terá necessidade de instalar mais que um por ambiente, em todos os ambientes e assim por diante.

O nível de refrigeração de um ar condicionado é medido em BTU (British Thermal Unit), e cada aparelho tem a indicação de quantos BTU são gerados.

Como calcular a potência do ar condicionado?

Para se chegar ao número de BTU são necessários em um ambiente deve-se considerar não só o seu tamanho, mas o número de pessoas, quantos aparelhos eletrônicos e lâmpadas acesas no local, entre outras indicações.

Na internet é possível encontrar simuladores para realizar a conta. Porém, simplificando a equação, multiplique por 600 o número total de metros quadrados do ambiente e adicione mais 600 para cada pessoa e aparelho ligado. O total é o número de BTU do aparelho a ser adquirido.

Opção de sistemas de dutos de ar condicionados

Além da opção do uso de diversos aparelhos para climatizar uma grande área ou vários ambientes há a solução de como fazer uma instalação de ar condicionado Split.

Com elevada necessidade de climatização ou para o controle da temperatura de diferentes ambientes de um edifício, temos a disposição os ares-condicionados com sistemas de dutos.

Com tubos conectados aos ambientes da edificação, esse sistema retira o ar ambiente transferindo-o para uma câmara equipada com serpentinas, para realizar a refrigeração. Nesse processo, o ar é filtrado visando preservar a saúde dos seus usuários.

Após essa etapa, um ventilador centrífugo transfere o ar refrigerado com a potência adequada para chegar aos locais destinados.

A principal vantagem é o fato de esse sistema atender a diferentes cômodos ou locais presentes em estabelecimentos comerciais, escritórios e consultórios. Isso sem a necessidade de instalar um aparelho em cada ambiente.

Com o auxílio de empresas especializadas é possível realizar a manutenção e a limpeza desse sistema.

Disponibilizamos equipe especializada que realiza com qualidade e segurança a manutenção de ar condicionado, permitindo que sistema distribua o ar conservando as boas condições para a saúde e vida longa útil.

O texto acima "Como montar um sistema de climatização" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.