Tão importante quanto possuir um ar condicionado, é a execução de limpeza manutenção de ar condicionado frequente, pois nestes equipamentos são acumulados muitos micro organismos e poeira que poderão ser prejudicar à saúde dos usuarios.

A falta de manutenção e limpeza no Ar Condicionado pode causar vários problemas, tanto no funcionamento do equipamento e um gasto maior no consumo de energia, quanto nos problemas que podem ser gerados à saúde.

Quando deve ser feita a manutenção do ar condicionado?

A manutenção do ar condicionado deve ser feita sempre que verificado alguma alteração no funcionamento ou, problemas e ruídos no aparelho, ineficácia na refrigeração ou conforme orientação do fabricante.

Qual a importância de realizar a manutenção do ar condicionado?

Fazer a manutenção de ar condicionado no tempo adequado traz diversos benefícios, tanto à saúde quanto ao próprio bolso, pois reduz os custos com energia elétrica, troca de peças, problemas no aparelho e deixa o ar livre de bactérias responsáveis por doenças de origem respiratória.

Com a correta manutenção de ar condicionado a probabilidade de falha diminui e evita a corrosão e aumenta a vida útil do aparelho, eliminando a necessidade de manutenção corretiva.

Benefícios da manutenção preventiva

  • Prevenir falhas: O aparelho fica em ambiente fechado e exposto ao acúmulo de poeira que pode obstruir os filtros, as turbinas e as serpentinas que diminui a boa funcionalidade da máquina. A manutenção preventiva do ar-condicionado previne esses problemas.
  • Prevenção da saúde:A poeira acumulada no ar condicionado volta para o ar. Ela pode conter fungos, bactérias e outros poluentes causando problemas alérgicos, além de enxaqueca e pele ressecada.
  • Aumento de vida útil: Além do acúmulo de poeira que diminui a vida útil os aparelhos sem manutenção – independentemente de estarem sendo usados com frequência ou não, podem gerar enferrujamento e corrosão das peças.
  • Economia: Quando o ar-condicionado está sujo, ele força mais seu compressor para esfriar o ambiente e isso gera maior gastos de energia.

A manutenção de ar condicionado preventiva impede que você tenha gastos exorbitantes ao se deparar com um problema maior do que o esperado em seu aparelho. O custo benefício relacionado à manutenção de ar condicionado é extremamente significativo. A falta de manutenção de ar condicionado e limpeza podem causar problemas de saúde.

Com a manutenção de ar condicionado regular, você poderá economizar energia e aumentar a vida útil do aparelho. Com o cuidados adequados em manutenção de ar condicionado, você o mantem limpo e em pleno funcionamento.

O texto acima "Manutenção de Ar Condicionado" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.