Os benefícios do ar condicionado em comparação a um climatizador

Um ar condicionado e um climatizador têm funcionamentos e finalidades diferentes dentro de um ambiente. Entender melhor as diferenças entre os dois tipos de aparelhos ajuda no momento da escolha da melhor opção para cada situação.

Climatizador versus ar condicionado

Um climatizador funciona pela regulagem da umidade do ar e refrigerando o ambiente. Ele trabalha como um ventilador com um reservatório de água que é abastecido antes de seu uso. Com isso, o ar é puxado e devolvido ao ambiente com água evaporada em partículas, o que diminui a temperatura ambiente.

Um climatizador pode diminuir em até 8°C a temperatura, porém, deve ser reabastecido de tempo em tempo o reservatório de água para isso ocorrer.

Entretanto, se o ar ambiente estiver saturado de água, ou seja, com a umidade alta, o processo do climatizador não funciona como deveria e consequentemente não resfria.

Outra funcionalidade deste aparelho se dá nos dias de frio, pois ele tem o poder de esquentar o ambiente.

O ar condicionado trabalha de forma completamente diferente, pois retira o ar quente do local e o refrigera pelo seu sistema de serpentinas e fluídos refrigerantes para devolvê-lo com a temperatura já de acordo com o programado no termômetro.

Ar condicionado convencional versos Inverter

Em um sistema de ar condicionado Split Inverter, por exemplo, o compressor que tem como função manter a engrenagem ligada para sugar e refrigerar o ar não é desligado quando a temperatura atinge o ideal, apenas fica ligado em rotação baixa, o que diminui o gasto de energia.

No sistema convencional o compressor desliga cada vez que atinge a temperatura e liga novamente quando precisa refrigerar o ambiente, o que demanda mais energia elétrica.

Logo, em comparação com o climatizador e o ar condicionado (independente do tipo), o último oferece maior custo-benefício, pois resfria muito mais o ar ambiente e pode ser usado para fazê-lo em mais de um ambiente simultaneamente sem perder potência.

Mesmo o climatizador sendo de menor custo inicial, esse aparelho não abrange grandes locais e também não é suficientemente forte e potente em dias muito quentes ou até mesmo em regiões com alta umidade do ar, por conta de seu sistema de funcionamento.

O texto acima "Os benefícios do ar condicionado em comparação a um climatizador" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.