Para que serve o gás de um ar condicionado

Todo e qualquer ar condicionado independente de seu modelo e tipo utiliza em seu sistema de refrigeração de ar um fluído refrigerante. Popularmente chamado de gás, essa substância é a responsável por transformar o ar quente em ar frio.

Logo, existem no mercado diversos tipos de gases usados em aparelhos de ar condicionado. Entretanto, é necessário se atentar para as quais podem oferecer algum risco principalmente ao meio ambiente.

Quais os tipos de gás refrigerantes?

Até os anos 90 eram utilizados fluídos com CFC – clorofluorcarbono que prejudicavam a camada de ozônio. Em 1987 foi criado e assinado um tratado que proíbe o uso desse tipo de substância e com isso, outros tipos surgiram no mercado.

Depois, os fluídos foram substituídos por gases refrigerantes a base de HCFC, o R-22, por exemplo. Descobriu-se que esse gás atuava diretamente com o aumento do efeito estufa, logo, sentiu-se a necessidade de haver outra opção.

Então, o mercado lançou os gases do tipo HFC (hidrofluorcarbonetos) que se mostram ecológicos, estão presentes na grande maioria de modelos de Ar condicionado Split em São Paulo e também pode ser usado em retrofit, ou seja, na reforma e troca de tipo de gás dos aparelhos ar condicionados.

Pode ser realizado retrofit em qualquer ar condicionado Split?

Não. Há algumas regras que devem ser seguidas no caso de troca de tipo de gás refrigerante em um ar condicionado, como o seu tempo de uso entre outras caraterísticas. Porém, para avaliar e dar a orientação correta somente um profissional habilitado e capacitado tem o devido conhecimento e assim, não ocorrer qualquer problema no uso ou até acidentes.

Manutenção de Ar condicionado Split em São Paulo

Realizar a manutenção preventiva do ar condicionado é de suma importância, pois é nela que periodicamente é feita a higienização dos filtros, dutos de ar e avaliação de todas as peças para saber se há defeitos ou falhas. Nessas verificações, também é realizada a avaliação de possíveis vazamentos de gás e recarga.

As equipes capacitadas e com experiência em revisão, higienização e troca de peças de aparelhos de acordo com os padrões e especificações de cada modelo e fábrica.

O texto acima "Para que serve o gás de um ar condicionado" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.