PMOC, (Plano de Manutenção Operação e Controle) é um plano exigido na Portaria 3.523/GM agosto de 1998, que visa a qualidade do local e a preservarção a saúde das pessoas. Vale para proprietários, locatários e propostos, estas são as pessoas pelo sistema de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU.

Quando é necessário o PMOC?

Um estabelecimento é obrigado a utilizar o PMOC quando a carga térmica de 60.000 BTUs (ou 5 TR). Isto e especifico também quando o número de pessoas de cada local refrigerado e o tipo de atividade desenvolvida no local. A empresa passa por uma analise em um contexto geral, e não separado. Então, se a mesma atinge a carga térmica mínima, terá de providenciar o PMOC em ar condicionado.

Planos de manutenção:

Seguidno o critério recomendado pelo PMOC em ar condicionado, deve-se verificar o estado de manutenção que deve ser feito por um técnico especializado que irá determinar a periodicidade de inspeção de limpeza e manuteção. E para se ter uma base aqui vão alguns exemplos de planos:

  • Verificação semestral: A manutenção é feita duas vezes por ano, indicado para residencias;
  • Verificação bimestral: A manutenção é feita seis vez por ano, indicado para empresas pequenas ou escritorios;
  • Verificação mensal: A manutenção é feita uma vez por mes, indicado para grandes empresas.

Quem faz e como é aplicado o PMOC em ar condicionado?

O engenheiro preenche uma planilha que colhe todas as informações do local, seja índice de sujeira e outros fatores sobre o ar condicionado contidos no PMOC em ar condicionado.

O técnico faz a verificação de acordo com PMOC em ar condicionado, do estado geral do aparelho, do funcionamento, desde a limpeza de filtros, painéis, por exemplo e caso necessario haverá trocas.

Se houver necessádade levar para um local especifico onde montará o concerto, sendo feito o recolhimento e devolução, a manutenção geral, a desmontagem e montagem para limpeza, limpeza geral dos dutos e grelhas de insuflamento, lubrificação do motor do ventilador, retoque de pintura se necessário, e o diagnóstico do funcionamento.

O que acontece se as regras do PMOC em ar condicionado não são cumpridas?

O local sofre multa de R$200 a R$2.000.000, que varia de acordo com o porte do local. Deve-se registrar profissionais autônomos podem assinar o PMOC em ar condicionado dentro das suas conformidades, não precisam, ter vínculo com uma empresa. A realização do PMOC em ar condicionado que em algumas, dependendo do número de pessoas ar condicionado e da extensão dos tubos, pode demorar alguns meses é considerado um serviço em execução.

Um fiscal, constatando uma situação dessa, deve-se haver uma comunicação ao interessado.

O texto acima "PMOC em ar condicionado" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.