A utilização dos sinais para movimentação de carga é uma forma de comunicação mundialmente conhecida. Atualmente utilizamos as normas ASME B 30.5 e NBR 11436-1988 para orientação dos códigos a serem adotados a campo. A padronização dos sinais evita um duplo entendimento. A utilização de sinais pode ser rapidamente interpretada por um operador de equipamento, às vezes mais rápida do que uma sílaba emitida por um Rigger.

Torna-se indispensável onde há fontes de ruídos e em locais onde não há possibilidade da utilização de rádio comunicador. A utilização de rádio comunicador é extremamente importante em locais em que o Rigger fique distante do operador e em operações que exijam a utilização de mais um equipamento, fazendo com que a sincronia da movimentação seja eficaz.

Quer ser um profissional qualificado com objetivo de fazer operações serem realizadas com mais segurança, confira o curso de sinaleiro de guindaste.

O texto acima "Sinalização Manual " é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.